Burkina Faso

Região
África Ocidental

Capital
Ouagadougou

Extensão Territorial
274.220 Km2

Idioma
Francês

Idiomas Adicionais

População Total
16.967.845 habitantes

Fonte População
Indicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Total PIB
8.559 milhões de US$

Total PIB
Indicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Moeda
Franco

Histórico
BURKINA FASO - País localizado na África Setentrional, sem saída para o mar. Está encravado entre o Mali, a Costa do Marfim, Gana, Togo, Benin e Níger. O país já teve o nome de Alto Volta, denominação de um dos rios do país. A palavra "Volta" vem do português, que a expressava demarcando operações náuticas. Em 1984, o então presidente Thomas Sankara mudou o nome do país para Burkina Fasso ("terra dos homens dignos", em dialeto local). Há registros de povoamento na região que datam de até 12.000 a.C. Sabe-se que entre 3.600 e 2.600 a.C. pastores e agricultores se estabeleceram ali. Mas somente na Era Cristã as tribos que ali viviam foram organizadas. Ao longo do Século IX, os mossis criaram reinos e impuseram sua aristocracia guerreira na região. Eles permaneceram no poder até as invasões francesas no final do Século XIX e início do XX. Entre 1894 e 1904, exércitos da França destroçaram a resistência mossi, estabelecendo um reino de terror, devastando tribos, casas, plantações, rebanhos. Tornada colônia francesa, o Alto Volta só se tornaria independente em 1960. A partir daí, a história do país registra uma série de golpes militares, incluindo o de Thomas Sankara. Burkina Fasso é extremamente pobre, onde grassa a fome e a carência de água potável. Somente 19% da população é alfabetizada. Seu atual presidente é Blaise Compaoré, tendo como primeiro-ministro Tertius Zongo.

Mapa