Zimbabwe

Região
África Oriental

Capital
Harare

Extensão Territorial
390.170 Km²

Idioma
Inglês

Idiomas Adicionais

População Total
12.754.378 habitantes

Fonte População
Indicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Total PIB
7.204 milhões de US$

Total PIB
Indicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Moeda
Dólar Zimbabuano

Histórico
O ZIMBÁBUE (ou ZIMBABWE) - é um país da África Austral, limitado a norte pela Zâmbia, a norte e a leste por Moçambique, a sul pela África do Sul e a sul e oeste pelo Botswana. O seu topônimo se origina da antiga cidade de Zimbábue, construída pelos karangas e significa casa de pedra, em dialeto shona. A partir do Século V, começaram a chegar os primeiros grupos bantos que se misturaram aos bosquímanos nativos. As migrações se prolongaram até o Século XI. Entre os Séculos IX e XIII, a cidade de Zimbábue foi sede do Império Monomotapa, avançada civilização que floresceu no sudeste africano. Os portugueses, no Século XVI, foram os primeiros europeus a explorarem o território. Além de estabelecer o comércio de escravos, Portugal objetivava ocupar a região visando unir os territórios lusitanos de Moçambique e Angola. Entretanto, a descoberta de ouro, em 1897, despertou a cobiça dos ingleses, que acabaram por ocupar o território, apesar das reivindicações de Portugal, a quem a Grã-Bretanha dirigiu um ultimato, em 1890. Cinco anos depois, a colônia recebeu o nome de Rodésia em homenagem a Cecil John Rhodes, britânico que possuía licença para a exploração mineral no território. Em 11 de novembro de 1965 ocorreu a separação do Império Britânico, numa independência proclamada unilateralmente por Ian Smith, então primeiro-ministro. O bloqueio econômico decretado pela ONU e a guerrilha, que ganhou extraordinário impulso após a independência de Moçambique em 1975, fizeram com que o país ascendesse à independência em 1980, tomando então o nome de Zimbábue. Em 1980, Robert Mugabe, o líder nacionalista negro, foi eleito, submetendo o país a um regime socialista. Em 1987 foi estabelecido um regime presidencial, sendo Mugabe eleito chefe de estado. Atualmente, está na presidência Robert Mugabe, com Morgan Tsvangirai como primeiro-ministro.

Mapa