Togo

Região
África Ocidental

Capital
Lomé

Extensão Territorial
56.790 Km²

Idioma
Francês

Idiomas Adicionais

População Total
6.154.813 habitantes

Fonte População
ndicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Total PIB
3.162 milhões de US$

Total PIB
ndicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Moeda
Ariary

Histórico
TOGO - País africano, limitado ao norte por Burkina Faso, a leste por Benin, ao sul pelo Golfo da Guiné e a oeste por Gana. O nome do país vem do nome de um lago local (o Lago Volta). Em língua nativa, tosignifica "água, lago" e go, "costa, margem". Daí, Togo quer dizer "costa do lago". Do século XIV ao XVI, povos de língua ewe, provenientes da Nigéria, colonizaram o atual território do Togo. Outras tribos de língua mina emigraram de regiões hoje ocupadas por Gana e Costa do Marfim, depois do século XVII. Durante o século XVIII, os dinamarqueses praticaram na costa de Togo um bem-sucedido comércio de escravos. Até o século XIX, o país constituiu uma linha divisória entre os estados de Ashanti e Daomé. Em 1847 chegaram alguns missionários alemães e, em 1884, vários chefes da região costeira aceitaram a proteção da Alemanha. A administração alemã, ainda que considerada eficiente, impôs trabalhos forçados aos nativos. Os colonizadores alemães foram desalojados durante a I Guerra Mundial e, em 1922, a Liga das Nações dividiu o Togo entre o Reino Unido e a França. Em 1946, esses dois países colocaram seus territórios sob a custódia das Nações Unidas. Dez anos depois, a porção britânica foi incorporada ao território da Costa do Ouro (atual Gana), enquanto os territórios franceses se transformaram na República Autônoma de Togo. O país conquistou a independência completa em 1960, embora tenha continuado a manter estreitas relações econômicas com a França. Desde então, até o princípio da década de 1990, Togo foi palco de inúmeros golpes de Estado e sucessivos regimes autoritários. Em 1991, foi convocada uma Conferência Nacional que elegeu um primeiro-ministro civil. Atualmente, está na presidência Faure Essozimna Gnassingbe, com Gilbert Houngbo como primeiro-ministro.

Mapa