Botswana

Região
África Meridional

Capital
Gaborone

Extensão Territorial
581.730 Km²

Idioma
Inglês

Idiomas Adicionais

População Total
2.030.738 habitantes

Fonte População
Indicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Total PIB
14.857 milhões de US$

Total PIB
Indicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Moeda
Pula

Histórico
BOTSUANA - País localizado no Sul da África, sem saída para o mar. Tem fronteiras com Namíbia, Zimbábue, África do Sul e Zâmbia. A origem de seu nome vem da palavra Bo Tswana, que quer dizer, em dialeto local, "povo Sotho", ou seja, os bantos do sul. Quando os ingleses iniciaram a colonização naquela terra, chamavam-na de "Bochuanaland", "terra dos Bochuana" (como eles pronunciavam o nome da tribo dos botsuanas). A ocupação da região se fez mais na região norte, onde há maiores suprimentos de água. No tempo da colonização, a área era conhecida como "encruzilhada fatal", pois por ali passavam colonos ingleses, holandeses e portugueses, em rumo a suas respectivas colônias. Por volta do início do Século XIX, colonos boeres começaram a penetrar nas terras dos botsuanas. Para obter proteção militar contra tribos rivais, o rei Kharma III, chefe dos bamangwato, tribo majoritária na região, pediu proteção à Coroa inglesa, no Século XIX. E esta, para conter a expansão holandesa e boer na região, instalou lá um protetorado britânico, com o nome de Betchuanaland, em 1885. O país só conseguiu a sua independência em 1966, com Seretse Khama eleito o primeiro presidente. O país é um dos maiores exportadores de diamantes do mundo. Ian Khama é o atual presidente.

Mapa