Níger

Região
África Ocidental

Capital
Niamei

Extensão Territorial
1.267.000 Km²

Idioma
Francês

Idiomas Adicionais

População Total
16.068.994 habitantes

Fonte População
Indicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Total PIB
5.594 milhões de US$

Total PIB
Indicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Moeda
Franco

Histórico
NÍGER - É limitado a norte pela Argélia e pela Líbia, a leste pelo Chade, a sul pela Nigéria e pelo Benin e a oeste pelo Burkina Faso e pelo Mali. Entre os séculos X e XIX, foi fundado o reino de Hausa, cujo apogeu foi atingido por volta do século XV, para começar a decair com as conquistas européias do século XVII. A colonização francesa, que se concretizou durante o século XIX, perdurou até 1958. Dois anos depois o país obteve sua independência. Após tornar-se independente, foram convocadas eleições e Hamani Diori foi eleito o primeiro presidente do Níger. Diori foi reeleito por mais dois mandatos seguidos (1965 e 1970). A década de 1980 foi pontilhada por distúrbios políticos e sociais, motivados sobretudo pelos desastrosos contratos assinados com o Fmi. Em 1993, foi promulgada a constituição e realizaram-se eleições livres. Contudo, tais mudanças não foram suficientes para acabar com as sucessivas desordens sociais. Diante desta situação, em 1996, foi preparado um golpe militar que suspendeu a constituição. O poder retornou às mãos civis em 1999 e 2000, com a situação social do país um pouco menos inflamada. Atualmente, está na presidência do Conselho Salou Djibo, com Mahamadou Danda como primeiro-ministro.

Mapa