Nigéria

Região
África Oriental

Capital
Abuja

Extensão Territorial
923.770 Km²

Idioma
Inglês

Idiomas Adicionais

População Total
162.470.737 habitantes

Fonte População
Indicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Total PIB
196.410 milhões de US$

Total PIB
Indicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Moeda
Naira

Histórico
NIGÉRIA - É limitado a norte pelo Níger, a leste pelo Chade (fronteira lacustre, através do Lago Chade), a leste e a sul pelos Camarões, a sul pelo Golfo da Guiné, através do qual faz fronteira com a ilha de Bioco, da Guiné Equatorial, e a oeste pelo Benin. O norte deste território, próximo ao lago Chade, fez parte do império Kanem-Bornu por mais de 600 anos. Este império prosperou como rota de comércio entre os norte-africanos. Já as regiões sudoeste e sudeste foram, respectivamente, territórios dos reinos Oyo e Benin. Estes reinos desenvolveram sistemas elaborados de organização política nos séculos XV, XVI e XVII. Contudo, estes reinos experimentaram drásticas mudanças no seu modo de vida depois que os europeus passaram a fomentar o tráfico de escravos. Este comércio durou do século XVII ao XIX. Em 1886, foi criada pela Inglaterra a Companhia Real de Níger. Em 1901, o território se tornou um protetorado britânico e, finalmente, uma colônia britânica, em 1914. Sua independência somente foi alcançada em 1960, tornando-se a Nigéria uma federação de três regiões, cada uma contendo uma parcela de autonomia. Em 1966, dois golpes sucessivos por diferentes grupos militares deixaram o país sob uma ditadura militar. Em 1975, um novo golpe levou Murtala Ramat Mohammed ao poder, que prometeu transferir o poder aos civis. Entretanto, foi assassinado em seguida, tendo como sucessor Olusegun Obasanjo. Uma nova constituição foi promulgada em 1977, e eleições foram realizadas em 1979. Em 1983, um novo golpe militar retirou o poder das mãos civis. Em 1999, a Nigéria elegeu Olusegun Obasanjo como presidente nas suas primeiras eleições em 16 anos. Obasanjo e seu partido também ganharam as turbulentas eleições de 2003. Atualmente, está na presidência Goodluck Jonathan.

Mapa