Moçambique

Região
África Oriental

Capital
Maputo

Extensão Territorial
799.380 Km²

Idioma
Português

Idiomas Adicionais

População Total
23.929.708 habitantes

Fonte População
Indicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Total PIB
9.533 milhões de US$

Total PIB
Indicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Moeda
Metical

Histórico
MOÇAMBIQUE - É limitado a norte pela Zâmbia, Malawi e Tanzânia, a leste pelo Canal de Moçambique e pelo Oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Suazilândia e pelo Zimbabwe. Os portugueses foram os primeiros europeus a aportarem nas costas de Moçambique, cuja exploração territorial teve início no século XVI. Contudo, a ocupação militar somente teve início a partir de 1885, após a Conferência de Berlim, que levou, no início do século XX, a uma típica administração colonial. Moçambique tornou-se independente em 25 de Junho de 1975, na seqüência da Revolução dos Cravos e depois de enfrentar uma guerra de libertação, que durou cerca de 10 anos. Após a independência, o país seguiu uma política socialista, que abandonada em 1987, quando foram assinados acordos com o Banco Mundial e FMI. Na seqüência, o país assumiu o pluripartidarismo, realizando suas primeiras eleições com a participação de vários partidos, em 1994. Para além de membro da União Africana, Moçambique é igualmente membro fundador da SADC - Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral. Atualmente, está na presidência Armando Guebuza, com Aires Ali como primeiro-ministro.

Mapa