Malawi

Região
África Oriental

Capital
Lilongue

Extensão Territorial
118.480 Km²

Idioma
Inglês

Idiomas Adicionais
Chicheua

População Total
15.380.888 habitantes

Fonte População
Indicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Total PIB
5.325 milhões de US$

Total PIB
Indicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Moeda
Quacha

Histórico
MALAUÍ - Limitado a norte e a leste pela Tanzânia, a leste, sul e oeste por Moçambique e a oeste pela Zâmbia. A chegada de David Livingstone, em 1859, marcou o estabelecimento europeu na região. Em 1891, a Grã-Bretanha estabeleceu seu Protetorado da África Central, transformado no Protetorado de Niassalândia, em 1907. Em 1953, o governo britânico criou a Federação da Rodésia e Niassalândia, ou Federação Centro-Africana, que compreendia os territórios hoje referentes ao Malauí e Zâmbia. Em novembro de 1962, o governo britânico concordou em conceder autonomia para a Niassalândia - que vigoraria somente a partir de 1963. O Malauí obteve sua independência em 6 de Julho de 1964, e tornou-se uma república em 1966 ao eleger Kamuzu Banda como presidente. Banda foi eleito sob uma Constituição que permitia a existência apenas de um partido (Partido do Congresso Malauí - MCP), o que conduziu, em 1971, à reeleição de Banda como presidente vitalício. Em 1993, Kamuzu perdeu o título de presidente vitalício. Este fato permitiu à realização das primeiras eleições multipartidárias, em 17 de Maio de 1994. Os resultados desta eleição deram uma escassa vitória ao principal partido da oposição, a Frente de União Democrática, liderado por Bakili Muluzi. Atualmente, está na presidência Bingu wa Mutharika.

Mapa