Lesoto

Região
África Meridional

Capital
Maseru

Extensão Territorial
30.360 Km²

Idioma
Inglês

Idiomas Adicionais
Sessoto

População Total
2.193.843 habitantes

Fonte População
Indicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Total PIB
2.129 milhões de US$

Total PIB
Indicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Moeda
Loti

Histórico
LESOTO - Antiga Basutolândia, Lesoto é um pequeno país da África Austral, encravado no interior da África do Sul. Originário da histórica nação dos Basutos, Lesoto conquistou sua independência do Reino Unido em 4 de outubro de 1966. Pouco mais tarde, em janeiro de 1970, Leabua Jonathan, do Partido Nacional de Basotho (BNP), liderou um golpe de Estado que desfez o congresso e exilou o rei Mosoeshoe II. Em 1974, sob o comando de Leabua, realizaram-se eleições livres, que foram vencidas pelo Partido do Congresso de Basotho (BCP). Contudo, Leabua anulou o processou eleitoral e se recusou a transferir o poder ao BCP. O Partido Nacional de Basotho governou por decreto até janeiro de 1986, quando foi afastado por conta de um golpe militar. A junta militar devolveu o Poder Executivo a Mosoeshoe II, que novamente foi forçado ao exílio após desentendimentos com os militares. A partir de então, seu filho, Letsie III, assumiu o controle do Executivo. Em 1998 houve eleições gerais, com Bethuel Pakalitha Mosisili chegando ao cargo de primeiro-ministro. A oposição protestou, alegando fraude, o que trouxe instabilidade política ao país, inclusive com a intervenção de tropas da África do Sul e de Botsuana. Atualmente pacificado, o país continua governado pelo rei Letsie III e pelo primeiro-ministro Mosisili.

Mapa