Etiópia

Região
África Oriental

Capital
Adis-Abeba

Extensão Territorial
1.104.300 Km²

Idioma
Américo

Idiomas Adicionais

População Total
84.734.262 habitantes

Fonte População
Indicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Total PIB
26.928 milhões de US$

Total PIB
Indicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Moeda
Birr Etíope

Histórico
ETIÓPIA - país africano, limitado a norte pela Eritréia, a leste por Djibouti e pela Somália, a sul pelo Quênia e a leste pelo Sudão. De acordo com recentes descobertas científicas, a espécie Homo sapiens teria se originado no território da atual Etiópia. Etiópia, junto com os países vizinhos de Eritréia, Sudão, Djibouti, Somália e Somalilândia formavam o reino de Axum, cujas origens remontam aos reinos de Sabá, no Iêmen, referidos na Bíblia que, aparentemente, por volta do ano 1000 a.C., abrangiam todo o Corno de África e parte da Península Arábica. No final do Século XIX, os reis abissínios tomaram este território. Já no início do Século XX, a Abissínia passou a ser reconhecida como Reino Independente da Etiópia. Contudo, entre 1936 e 1941, este território ficou sob domínio do exército italiano. Em 1961, foi iniciado o movimento pela libertação da Eritréia (ocupada pela Etiópia). Durante os 30 anos seguintes, a Etiópia foi palco da instabilidade política e de sangrentas lutas motivadas pelo tema da libertação da Eritreia. Em 1993, a independência foi finalmente concedida, pondo, ao menos momentaneamente, fim a cerca de 30 anos de conflitos. Em 1995, foi proclamada a República Federal Democrática da Etiópia. Os resultados das eleições gerais desse ano foram rejeitados por todos os observadores internacionais por violações graves dos direitos humanos e democráticos, mesmo assim Meles Zenawi proclamou-se primeiro-ministro. Atualmente, está na presidência da Etiópia Girma Wolde-Giorgis, com Meles Zenawi permanecendo como primeiro-ministro.

Mapa