Eritreia

Região
África Oriental

Capital
Asmara

Extensão Territorial
117.600 Km²

Idioma
Árabe

Idiomas Adicionais
Tigrina

População Total
5.415.280 habitantes

Fonte População
Indicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Total PIB
2.254 milhões de US$

Total PIB
Indicators on Population. In United Nations Statistics Division. Demographic and Social Statistics. Statistical Products and Databases. Social Indicators, 2011.

Moeda
Nakfa

Histórico
ERITREIA - País africano, limitado a norte e leste pelo Mar Vermelho, por onde faz fronteiras com a Arábia Saudita e Iêmen, a sul com o Djibouti e Etiópia e a oeste com o Sudão. Eritreia, como território, foi criado pela Itália em 1 de Janeiro de 1890. Os italianos ocuparam este território até 1941. A partir deste ano até 1952, a Eritreia ficou sob proteção britânica. Depois do tempo de protetorado britânico, a ONU concedeu autonomia ao Estado da Eritreia, federando-o com a Etiópia. Tal federação durou até 1961, quando o rei da Etiópia fechou o parlamento da Eritreia e iniciou uma campanha para minar sua resistência. O FLE (Frente pela Libertação da Eritreia) foi primeiro movimento que começou a lutar pela independência da Eritreia. Nos anos setenta, a Etiópia experimentou uma revolução comunista e veio a receber apoio do bloco comunista. Na Eritreia, contudo, o movimento de resistência, apoiado pelo bloco capitalista, tinha muitos problemas internos e sua luta resultou em vários movimentos rivais. A Frente Popular pela Liberação da Eritreia (FPLE) ganhou a hegemonia interna e veio a dominar a luta pela independência até o seu fim, em 24 de Maio de 1991, quando os soldados da FPLE tomaram a capital e conseguiram o controle total sobre o país. A FPLE decidiu então a tomar dois anos para organizar um referendo para dar o povo da Eritreia a oportunidade de praticar o seu direito de autodeterminação. Em abril de 1993, o povo votou no primeiro referendo livre de sua história e decidiu pela independência. Por este motivo, o governo declarou o dia 24 de Maio de 1993 como a data de independência do país. O atual presidente da Eritreia é Isaias Afwerki.

Mapa