Governo africano busca know how brasileiro em abastecimento

Governo africano busca know how brasileiro em abastecimento
Porto Alegre/RS - 31/08/2012

O governo de Gana veio buscar, no Brasil, conhecimento nas áreas de produção, armazenagem, distribuição e comercialização de alimentos. Nesta quinta-feira, uma delegação do país africano conheceram os programas brasileiros voltados à segurança alimentar e nutricional e de apoio à agricultura familiar operacionalizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A reunião com o presidente, Rubens Rodrigues dos Santos, e diretores da companhia contou com a presença de representantes do Programa Mundial de Alimentos (PMA).

Um dos destaques da apresentação foi o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a sua utilização na alimentação escolar do Brasil.

O presidente chamou atenção para ações de impacto social como a Política de Garantia de Preços Mínimos, que assegura remuneração aos produtores, a aquisição de produtos da agricultura familiar e o atendimento a populações em situação de insegurança alimentar através da distribuição de cestas básicas. "O Brasil privilegia a compra de produtos da agricultura familiar para merenda escolar. Assim, promove transferência de renda e reafirma a vocação nutricional das diferentes regiões do país", afirmou.

O governo de Gana está em fase de implementação de uma empresa semelhante à Conab, criada em 2008 com o objetivo de garantir renda mínima, melhorar o desperdício das colheitas, garantir sistema de estocagem para regulação de preços, gerenciar um programa nacional de segurança alimentar e comprar, vender, armazenar e distribuir alimentos. Após pesquisa em diferentes países, os africanos identificaram a Conab como modelo para essas áreas de atuação.

Ao final do encontro de trabalho ficou acertada a vinda de uma missão técnica de Gana para conhecer, detalhadamente, o trabalho da Conab junto às cadeias de milho, arroz e soja.

CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento

Publicidade