BNDES e bancos africanos de desenvolvimento assinam Memorandos de Entendimento

O BNDES aprovou a celebração de dois Memorandos de Entendimento com instituições correlatas na África
São Paulo, SP Portal BNDES - 02/07/2012

O BNDES aprovou a celebração de dois Memorandos de Entendimento com instituições correlatas na África, tendo em vista o interesse em viabilizar o apoio à atuação de empresas brasileiras naquele continente.

O acordo com o African Development Bank (AfDB) foi assinado nesta quinta-feira, 21, na Rio+20, pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e do AfDB, Donald Kaberuka.

Os termos do memorando envolvem cinco diretrizes gerais de atuação conjunta com o BNDES: desenvolvimento econômico e sustentável; cooperação em potenciais financiamentos a projetos de mútuo interesse que ajudem a desenvolver a infraestrutura africana; exploração de possíveis parcerias estratégicas; cooperação para implantar medidas que mitiguem potenciais riscos de crédito; e cooperação em estudos e pesquisas para o desenvolvimento econômico e social africano.

De modo correlato, o BNDES também aprovou celebração de memorando com o Development Bank of Ethiopia (DBE). O acordo visa compartilhar experiências e conhecimentos técnicos; realizar estudos nacionais, setoriais, regionais e econômicos; assim como, potencialmente, apoiar projetos de investimento de interesse mútuo.

As ações inserem-se no contexto da crescente cooperação sul-sul que vem sendo desenvolvida entre o Brasil e a África.

Publicidade